Conceito Oficial de Naturologia


"A Naturologia é um conhecimento transdisciplinar que atua em um campo igualmente transdisciplinar. Caracteriza-se por uma abordagem integral na área da saúde pela relação de interagência do ser humano consigo, com o próximo e com o meio ambiente, com o objetivo de promoção, manutenção e recuperação da saúde e da qualidade de vida." (I Fórum Conceitual de Naturologia, 11/2009 - SC)

quinta-feira, 15 de março de 2012

Shantala, um toque de Amor!

   Quem tocar em outros suavemente poderá demonstrar seu carinho de melhor maneira do que por palavras e, ao mesmo tempo, proporcionar bem-estar. A necessidade de contato, aconchego e calor existe desde tempos imemoráveis. Nada pode expressar tanto quanto um gesto que vem do coração. Todo o ser humano precisa de contato carinhoso, em particular os menores dentre nós, os bebês.
    A massagem infantil, uma antiga tradição em muitas culturas, está sendo redescoberta no Ocidente. Em diversos lugares do mundo a massagem em bebês faz parte da rotina dos cuidados dispensados nos primeiros anos de vida e sempre foi aplicada intuitivamente através da tradição de várias culturas, mas foi a partir de 1970, depois que o médico francês Frederick Leboyer retornou de uma visita da Índia é que nós, pessoas do “mundo moderno”, ficamos conhecendo a mais famosa prática de massagear os bebês, a Shantala.
    A Shantala é uma massagem tradicional indiana baseada nos princípios da Medicina Tradicional Ayurveda especialmente indicada para bebês e crianças. Na Índia, é realizada tradicionalmente pela mãe, em um conhecimento milenar passado de mãe para filha há muitas gerações.

"Antes ser uma técnica a Shantala é uma arte, a arte de dar amor, e pode ser praticada por todos os que queiram experimentar este momento de intenso amor com seu bebê."

    Estudos comprovam que o contato físico é essencial para que os bebês tenham um bom desenvolvimento físico, neurológico, psicológico e emocional. Para a Naturóloga Fernanda Carolina Fock que ensina a técnica para mães, gestantes e casais grávidos desde 2008 “o ato de tocar pode conter elementos fundamentais para o desenvolvimento humano, principalmente para as crianças, que desde a vida intra-uterina vivenciam o toque. E a prática da Shantala além dos benefícios físicos e emocionais fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho”.
    Existem movimentos para todas as partes do corpo que beneficiam o bebê em diversas situações dentre as principais estão: melhora de sono e relaxamento, diminuição do medo, ansiedade, irritação e insegurança; alívio e prevenção de cólicas e gases; favorece o desenvolvimento psicomotor; favorece a respiração; ativa a circulação sanguínea e linfática; favorece a digestão, melhorando, por exemplo, o refluxo gastroesofágico em bebês; além de fortalecer o vínculo afetivo. Diante de todos os benefícios a Naturóloga Fernanda Carolina Fock, enfatiza que “antes de ser uma técnica, a Shantala é uma arte, a arte de dar amor, e pode ser praticada por todos os que queiram experimentar este momento de intenso amor com seu bebê”. Por isso que apesar da massagem ser praticada tradicionalmente pela mãe em seu bebê, o pai também é convidado a aprender e praticar.
    O contato físico, através da interação pele com pele, foi sendo esquecido ao longo dos anos no mundo ocidental e o retorno de práticas milenares como a técnica de massagem Shantala, permite reintroduzir a comunicação não verbal através da pele, tão importante para o desenvolvimento do carinho, do afeto e do amor. E é desta forma, através da Shantala, que a mãe restabelece novo vínculo, fortalecendo a relação mãe-filho, importante para o desenvolvimento físico e emocional do bebê, assim como proporcionando um momento afetivo tão especial quanto aquele durante a gestação.

*Fernanda C. Fock é graduada em Naturologia Aplicada na UNISUL e pós-graduada em Acupuntura Sistêmica na ETOSP. Atua em Jaraguá do Sul desde 2007 em atendimentos individuais com Acupuntura, Aromaterapia, Terapia Floral, Fitoterapia, Geoterapia, Trofoterapia e Drenagem linfática assim como orienta a prática da Shantala em cursos destinados a mães, gestantes, casais e avós. Mantém um blog na internet: www.naturologiajaragua.blogspot.com

0 Comentários:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos! Obrigada e volte sempre!