Conceito Oficial de Naturologia


"A Naturologia é um conhecimento transdisciplinar que atua em um campo igualmente transdisciplinar. Caracteriza-se por uma abordagem integral na área da saúde pela relação de interagência do ser humano consigo, com o próximo e com o meio ambiente, com o objetivo de promoção, manutenção e recuperação da saúde e da qualidade de vida." (I Fórum Conceitual de Naturologia, 11/2009 - SC)

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Receita: Bebida Vegetal de Cereais

As bebidas vegetais são ótimas opções tanto para quem não gosta quanto para quem é intolerante ou alérgico ao leite, como já discutimos anteriormente no post Leites com redução de Lactose e Bebidas de Cereais. De lá para cá entrou no mercado uma outra marca de bebidas vegetais, a da Jasmine, que possui as bebidas de Arroz e Aveia, sem adição de açúcar, nas apresentações de 1l e 200ml. Particularmente, eu acho as melhores bebidas vegetais que tem no mercado nacional hoje, não é segredo pra ninguém que eu não gosto muito de indicar bebidas de soja, por uma série de motivos, os quais eu apresento em outra oportunidade.

Porém, como nem tudo é perfeito, o valor delas é que é a maior desvantagem.. entre 13 e 16 reais o litro. Por esse grande motivo, resolvi apresentar uma solução muito viável, um pouco trabalhosa, mas cujo resultado não fica atrás de nenhuma das bebidas industrializadas prontas. Inclusive, são essas, as que fazemos em casa, que são mais saudáveis.
Quando encontrei o post no blog Vista-se, logo lembrei da época de faculdade, das receitinhas de bebidas de vegetais que indicávamos no estágio, já que naquele tempo tínhamos praticamente só o "Ades" como opção. Resolvi compartilhar com vocês esse vídeo bacana, e eu garanto, o resultado é delicioso!!


A receita é simples, pode usar só um tipo de cereal ou misturá-los como apresenta no vídeo. 
Eu gosto muito da mistura de castanha do pará com amêndoa e avelã, mas fica a critério de escolha, fazê-las separadamente ou em mix. Só para lembrar, não utilize as torradas e nem as salgadas, ok? Sempre in natura.
Coloque os cereais em um recipiente (medida de um copo) e cubra com água. Deixe de molho por 8 horas ou de um dia pro outro, não tem problema. Coe e lave as sementes. Leve ao liquidificador com 4 copos de água, mineral de preferência, e bata até triturar bem. Depois coe com um pano (pode ser desses panos de prato de algodão), coador de pano ou peneira bem fina. Armazene o leite em uma garrafa com tampa limpa e esterilizada (pode ser esterilização caseira já que é para consumo próprio). E Pronto!!!! A validade é de 3 a 4 dias em geladeira.
E sabe aquele "restinho" de sementes que sobrou? Fica delicioso em pães, biscoitos, bolos... reaproveite!

Esse "leite" ou bebida de cereais pode ser ingerido in natura, com frutas batidas, em sobremesas e receitas como substituição do leite comum, bacana né? E eu, particularmente, acho muuuito mais delicioso em um achocolatado para aquecer o coração! Bon appétit... e aguardo a opinião de vocês!!

No vídeo aparecem:
Cashews: Castanha de cajú
Almonds: Amêndoas
Brazil nuts: Castanha do pará ou do Brasil
Pumpkin seeds: Semente de abóbora
Sesame seeds: Semente de gergelim
Hemp seeds: Semente de cânhamo (nunca vi para vender no Brasil, ao contrário dos países na Europa. Pode substituir por outra de seu gosto ou não acrescentar)
Sunflower seeds: Semente de girassol
Macadamia: Macadâmia
Walnuts: Nozes
Hazelnuts: Avelãs

Fonte: Blog Vista-se. Vídeo: Vimeo. Imagens: Jasmine.

0 Comentários:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos! Obrigada e volte sempre!