Conceito Oficial de Naturologia


"A Naturologia é um conhecimento transdisciplinar que atua em um campo igualmente transdisciplinar. Caracteriza-se por uma abordagem integral na área da saúde pela relação de interagência do ser humano consigo, com o próximo e com o meio ambiente, com o objetivo de promoção, manutenção e recuperação da saúde e da qualidade de vida." (I Fórum Conceitual de Naturologia, 11/2009 - SC)

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Um pouco sobre Terapia Floral..



Na ânsia de colocar o blog de novo em funcionamento, iniciei minha busca por reportagens e estudos que comprovam os benefícios das terapias complementares. Encontrei um artigo bacana, de fácil entendimento, na revista Viva Saúde a respeito dos Florais de Bach. Segue trechos da matéria com comentários meus em itálico.



A sensibilidade dos Florais de Bach
Por Cristina Almeida

Edward Bach era médico homeopata e patologista e possuía um talento especial: uma grande sensibilidade para a natureza. Interessado em aliviar o sofrimento humano, um dia descobriu que a diluição de essências florais era um sistema terapêutico capaz de equilibrar estados emocionais negativos, causa de doenças físicas e mentais. Segundo Bach, a ação dessas essências não se dá por meio de um processo químico ou farmacológico, mas vibracional. Essa qualidade promoveria uma ressonância celular estimulante da saúde.
O National Center for Complementary and Alternative Medicine, do Instituto de Saúde dos EUA, classifica essa terapia como frontier medicine, isto é, ainda pouco explorada. Apesar disso, considerado o número de pessoas que dela se beneficiam, tem financiado estudos científicos para observação de seus efeitos. As 38 essências florais descobertas por Bach tratam as pessoas e não as doenças, e cada floral corresponderá às características individuais, bem como a forma como cada um reage às situações da vida.

6 razões para tomar os Florais
1. Embora não seja único, é o principal instrumento utilizado para o equilíbrio das emoções e dos comportamentos mentais. Pode ser usado de maneira complementar, integrando-se perfeitamente em todo tipo de tratamento (nutricional, homeopático etc.). (inclusive em tratamentos médicos convencionais, pois também não interagem com medicamentos alopáticos)

2. Não possuem contraindicações nem efeitos colaterais, pois não são remédios. Até mesmo mulheres grávidas podem usá-los. Indicados sem limite de idade e por tempo indeterminado. (UM GRANDE MITO na minha opinião pessoal é que o uso de Florais não tem contraindicações e nem efeitos colaterais. Já vi efeitos colaterais com uso de Florais como insônia, pressão baixa, enjôos, tonturas, que vieram com o uso e prescrição incorretos. Então muito cuidado, SEMPRE procure um profissional capacitado, exija o diploma em formação de terapeuta floral)

3. Estimulam sentimentos como o amor, a fé, a esperança, a alegria, coragem e paz, além de outras qualidades necessárias para que cada pessoa possa enfrentar a vida e as doenças de forma mais equilibrada. (Ok! =) )

4. Despertam o potencial de autocura que toda pessoa possui. Também melhoram a fluência de energia física, mental e emocional. (E como!)

5. São indicados para aqueles que não podem se tratar sozinhos, porque dependem dos cuidados de outras pessoas, como portadores de alguma necessidade especial ou doenças degenerativas como o Alzheimer. (Minimizam, melhoram a qualidade de vida, mas SOMENTE o uso dos Florais não é indicado para doenças degenerativas, é preciso o acompanhamento com o tratamento alopático)

6. Por fim, possuem custo acessível. (Na maioria das vezes, sim.)


O uso de Florais em terapia é muito eficaz desde que bem aplicados e indicados de maneira correta. São inúmeros os casos de sucesso que tive nos meus quase 6 anos de profissão, e nas mais variadas idades, desde dificuldades de aprendizagem em crianças até melhora cognitiva em idosos.
Já cuidei de pessoas que pretendiam largar o uso de cigarros, assim como para medos diversos como elevador, altura, de dirigir; processo de emagrecimento e ansiedade; casos de depressão incluindo pós-parto, após traumas e processo de luto; etc.
São inúmeras as aplicações da Terapia Floral, em algumas situações é utilizada individualmente e em outras concomitante ao tratamento com nutricionista, psicólogo, médico, educador físico, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, entre outros.
O sonho de Dr. Edward Bach era criar uma terapia que fosse acessível a todas as pessoas, que aprofundasse o auto-conhecimento e que respeitasse o seu processo de cura. E é por essa simplicidade, que ao mesmo tempo exige muito cuidado do terapeuta para guiar o tratamento, que eu sou apaixonada pela Terapia Floral.
Hoje, existem inúmeros sistemas de Florais além dos Florais de Bach, que foram os pioneiros. E estes sistemas podem interagir entre si, indicando essências específicas para dissolver as dificuldades do paciente. Por isso que o tratamento com Florais é único e individual, e que na maioria das vezes, o que é bom para o outro, não é eficiente para você, porque cada ser humano possui dificuldades próprias e o caminho para superar esses desafios é individual.
Para finalizar esse post, vou descrever um floral do sistema de Florais de Bach que eu gosto muito, tanto pelo seu efeito terapêutico, quanto pelo seu significado.


Star of Bethlehem (Ornithogalum umbellatum)


Star of Bethlehem é uma essência floral que ilumina e desperta a nossa criança Divina para começar o processo de cicatrização da alma. Ela nos aproxima do "eu" e de nossa Alma para termos o entendimento das situações difíceis as quais estamos enfrentando, e nesse "confronto", muitas vezes podemos sofrer, porém é um processo natural para posteriormente não formarmos "couraças" no futuro e enraizarmos traumas em nossa memória emocional e física. Dr. Bach a considera a grande consoladora da alma, aquela que acalenta e nos acolhe para enfrentarmos os desafios da vida. Eu particularmente a considero uma essência renovadora e purificante, que dissolve nossos traumas, seja quais forem eles e em quais momentos tenham ocorrido.
Star of Bethlehem, a "estrela de Belém", é uma ótima essência para utilizarmos neste período de Natal e mudança de ano, pois é um período propício para nos renovarmos para o próximo ano, deixando para trás tudo aquilo que de certa forma nos atingiu de maneira negativa no ano que passou.

2 Comentários:

Ana Kroetz disse...

Adorei o blog, Fernanda! Gosto muito das coisas naturais e faço travesseirinhos de ervas para bebês e adultos...Faço também saquinhos de sementes para terapia de calor...
Bjs,Ana

Fernanda C. Fock disse...

Oi Ana!! Obrigada e seja sempre bem-vinda!

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos! Obrigada e volte sempre!