Conceito Oficial de Naturologia


"A Naturologia é um conhecimento transdisciplinar que atua em um campo igualmente transdisciplinar. Caracteriza-se por uma abordagem integral na área da saúde pela relação de interagência do ser humano consigo, com o próximo e com o meio ambiente, com o objetivo de promoção, manutenção e recuperação da saúde e da qualidade de vida." (I Fórum Conceitual de Naturologia, 11/2009 - SC)

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Mirtilo: fruto da saúde e da longevidade

O fruto da saúde e da longevidade é o sinônimo que o Mirtilo (Vaccinium myrtillus), pequeno fruto originário da América do Norte, vem adquirindo no Brasil cada vez mais espaço estimulado por suas características saudáveis.
Pertencente à família Ericaceae, o mirtilo produzido no Brasil é originário da América do Norte. As variedades mais utilizadas por aqui são as pertencentes ao grupo highbush, de arbustos altos, com cerca de 1,5 metro de altura; e as do grupo rabitteye, arbustos ainda mais altos, medindo de 2 a 4 metros.
O mirtilo foi trazido por pesquisadores da Embrapa Clima Temperado na década de 1980 e adaptou-se bem na região sul do país, principalmente nas cidades do planalto médio e região serrana do Rio Grande do Sul e planalto catarinense, devido aos rigorosos invernos. Porém a falta de conhecimentos técnicos e pesquisas sobre adaptação das variedades restringem o cultivo de blueberry a cerca de 150 hectares no país. Os gaúchos são os maiores produtores, com 150 toneladas obtidas em uma área de 40 hectares de plantio conduzida por 45 agricultores. As demais plantações encontram-se distribuídas pela região serrana de Santa Catarina, sul do Paraná e Serra da Mantiqueira, nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Também chamada de Blueberry, a fruta possui substâncias com poder medicinal, tem mercado crescente e ainda é pouco cultivada no Brasil

Os brasileiros ainda não exploram todo o potencial dessa fruta, que é menor que a uva e da cor da jabuticaba, mas com sabor único, levemente doces quando cultivados e amargos quando silvestres. O blueberry pode ser consumido in natura, no preparo de saladas, sucos e se for congelado pode ser usado para a produção de geléias, sorvetes, iogurtes, tortas e no preparo de molhos para pratos diversos, assim como doces em pasta ou cristalizados, tortas e bolos.
A cada ano cresce o consumo desta fruta que pode ser consumida no escritório, academia, como petisco, no café da manhã, lanche da tarde, na ceia, etc. por seus benefícios comprovados a saúde.

Benefícios para a Saúde:

O interesse pelo mirtilo é promovido pela grande quantidade de vitaminas A e C e minerais como zinco, potássio, ferro, cálcio e magnésio. Também tem propriedades de anti-séptico, anti-diarreico e anti-hemorrágico. Além disso a fruta tem baixo valor calórico e é rica em fibras, beneficiando a regulação intestinal. 

Antioxidante: O mirtilo é o fruto que contém mais antioxidantes, estes consistem num grupo de vitaminas, de minerais e de enzimas. Os antioxidantes trabalham para neutralizar radicais-livres que prejudicam o nosso sistema imunológico e que conduzem a muitas doenças degenerativas. Os radicais livres aparecem quando estamos expostos a uma variedade de substâncias tais como a radiação, os produtos químicos, a poluição, o fumo, as drogas, o álcool e pesticidas. A fruta também é dotada de ácido elágico, substância que tem mostrado propriedades inibidoras contra a replicação do vírus HIV, transmissor da aids – síndrome da imunodeficiência adquirida, além de potente inibidor da indução química do câncer. 

Diminui o colesterol ruim (LDL): Novos estudos e pesquisas efetuadas por laboratórios credenciados, nos Estados Unidos, revelaram que os mirtilos podem também baixar o nível de mau colesterol, o mirtilo é tão eficiente quanto muitos medicamentos prescritos.

Previne infecções urinárias: Estudos recentes provaram que o mirtilo tem compostos que ajudam a prevenir e a tratar infecções no aparelho urinário.

Memória e Coordenação motora: Melhora a memória e a coordenação motora afetada por doenças de caráter degenerativo, o mirtilo protege o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer e por ação do envelhecimento, como perda da memória a curto prazo.

Visão: Diversos estudos na Europa documentaram que os mirtilos têm concentrações muito elevadas de anticianina, um composto normalmente vinculado com prestações que melhoram a visão noturna e reduzem a vista cansada.

Saúde Cardiovascular: A fruta tem quantidade elevada de polifenóis tanto na casca quanto na polpa, que conferem funções de proteção sobre as paredes das células. Pela ausência de sódio e colesterol é indicada em regimes para hipertensão arterial e na prevenção de doenças cardiovasculares. 

Funcionamento Intestinal:  A fibra é um componente muito abundante nestes frutos, o seu consumo habitual durante os meses em que abundam pode resultar num remédio para tratar constipações e a atonia intestinal.  
 
Contém a cada 100g de Mirtilo:

Vitam. C 13 mg
Vitam. B6 0,036 mg
Vitam. B2 0,05 mg
Ferro 0,17 mg
Fósforo 10 mg
Fibras 2,3 gr
Magnésio 5 mg
Potássio 89 mg
Cobre 0,061 mg
Sódio 6 mg
Proteínas 0,67 gr
Glicídio 14 gr
Lipídeos 0,38 gr
Calorias 56


Suco de mirtilo melhora memória e aprendizagem em idosos, diz estudo

Cientistas divulgaram as primeiras evidências, colhidas em experimentos feitos em humanos, de que o mirtilo (blueberry) melhora a memória.
Os pesquisadores afirmam que seus experimentos estabelecem uma base abrangente para testes clínicos em humanos para determinar se as blueberries realmente merecem a sua reputação crescente como um potencializador da memória.

O estudo
No estudo, um grupo de voluntários na casa dos 70 anos de idade, que apresentavam declínio precoce da memória, tomaram entre dois copos e dois copos e meio de suco de mirtilo disponível comercialmente todos os dias, durante dois meses. Um grupo de controle consumiu uma bebida sem suco de mirtilo.
O grupo que tomou o suco de mirtilo mostrou melhora significativa na aprendizagem e nos testes de memória, relataram os cientistas.
"Estes resultados preliminares de melhoria da memória são encorajadores e sugerem que a suplementação consistente com suco de blueberries  pode ser um caminho para prevenir ou atenuar a neurodegeneração," dizem eles em seu artigo.
A pesquisa envolveu cientistas da Universidade de Cincinnati e dos departamentos de agricultura dos Estados Unidos e do Canadá.

0 Comentários:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos! Obrigada e volte sempre!