Conceito Oficial de Naturologia


"A Naturologia é um conhecimento transdisciplinar que atua em um campo igualmente transdisciplinar. Caracteriza-se por uma abordagem integral na área da saúde pela relação de interagência do ser humano consigo, com o próximo e com o meio ambiente, com o objetivo de promoção, manutenção e recuperação da saúde e da qualidade de vida." (I Fórum Conceitual de Naturologia, 11/2009 - SC)

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Interação com bebê faz área do cérebro materno aumentar, diz estudo


 A interação mãe-bebê traz inúmeros benefícios e não é de hoje que exponho a importância do contato e toque para ambos. A notícia boa é que cada vez mais mães e também pais se interessam em manter uma forma de comunicação com o bebê através do toque e do carinho. Mimar nunca é demais nessa fase de desenvolvimento, curtir e vivenciar esse momento de forma leve e prazeirosa com certeza só irá somar qualidades para o futuro.
Boa leitura!
__________

Uma pesquisa publicada pela revista da American Psychological Association descobriu que os cérebros das mães crescem após o parto, à medida que elas aprendem a lidar com o recém-nascido.
Pesquisadores do National Institute of Mental Health, em Maryland, nos Estados Unidos, mapearam os cérebros de 19 mulheres que deram à luz meninos e meninas. 
A comparação de imagens tiradas entre duas a quatro semanas e entre três a quatro meses depois do parto mostrou que o volume da massa cinzenta das mães aumentou em diversas partes do cérebro. As áreas que mais se desenvolveram estão envolvidas com motivação, recompensa, processamento de emoções, raciocínio e julgamento.
Os autores especulam que os níveis hormonais e a necessidade de lidar com os desafios de um bebê levaram ao aumento das células cerebrais.

Fonte: Folha SP

0 Comentários:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos! Obrigada e volte sempre!