Conceito Oficial de Naturologia


"A Naturologia é um conhecimento transdisciplinar que atua em um campo igualmente transdisciplinar. Caracteriza-se por uma abordagem integral na área da saúde pela relação de interagência do ser humano consigo, com o próximo e com o meio ambiente, com o objetivo de promoção, manutenção e recuperação da saúde e da qualidade de vida." (I Fórum Conceitual de Naturologia, 11/2009 - SC)

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Florais de Bach para o equilibrio emocional em crianças

A Terapia Floral em crianças é fantástica. A evolução do tratamento normalmente é mais rápida do que em adultos porque as crianças aceitam melhor novos hábitos, se adaptam facilmente a novas situações e não criam resistências. Na minha experiência, a maioria das vezes em que há resistência no tratamento floral com crianças há necessidade também de trazer os pais para o consultório e então, a terapia torna a fluir.
Gosto muito de atender crianças, são puras, aceitam o tratamento com tranquilidade e na maioria das vezes quando maiorzinhas, são elas que lembram seus pais e professores na escola que precisam tomar as gotinhas, e eu acho uma graça!
Encontrei um artigo no blog da minha colega e também Naturóloga Daniela Girotto e resolvi cormpartilhar com vocês. Mas lembrem-se, o artigo é meramente informativo e o acompanhamento profissional é essencial para o sucesso do tratamento.
Boa leitura!
_________________
Lucy Ward, correspondente de assuntos sociais do jornal The Guardian, da Inglaterra, liderou uma pesquisa sobre o estresse em crianças de 11 a 20 meses – ou seja, que estavam começando a freqüentar o jardim de infância ou as creches – e crianças com menos de 8 anos – que estavam iniciando a vida escolar. A pesquisa visou mostrar que o nível de estresse e a elevação do nível do “hormônio do estresse”, conhecido como cortisol, que é secretado pelas glândulas adrenais.
Foi comprovado que as crianças experienciam um alto nível de estresse nas primeiras semanas após a separação de suas mães. De acordo com o estudo feito – medindo o nível de cortisol – elas continuam mostrando sinais de “estresse crônico” até cinco meses depois do primeiro dia de aula ou creche.
A análise concluiu que as crianças precisam de tempo extra e mais atenção dos pais após passarem o dia no berçário ou na escola, para que possam resgatar seu “equilíbrio emocional”, fazendo com que estejam prontas e mais centradas para o dia seguinte. Sem o conforto dos pais a criança começa o dia seguinte “hiperativa”, o que pode levá-la a ter problemas de comportamento e desobediência.


Segundo o co-autor da pesquisa, Michael Lamb, da Universidade de Cambridge, a descoberta não significa que o jardim de infância, a creche ou o inicio da vida escolar sejam ruins para a criança; não há ainda uma conclusão a respeito dos efeitos do nível de estresse elevado e prolongado.
Contudo, os resultados podem ajudar aos responsáveis pela organização escolar das crianças e aos pais a encontrarem uma solução para minimizar o estresse nesses alunos “de primeira viagem”, que estão em fase de transição de casa para creche ou para a escola.
Os Florais de Bach podem ser uma das boas sugestões para auxiliar pais e filhos a passarem por esta fase, com mais tranqüilidade e equilíbrio emocional. Os Florais podem colaborar para o processo de transição e minimizar a ansiedade, o medo, a insegurança, bem como promover o desapego e oferecer a proteção para todos os envolvidos nesta nova etapa de vida da família. Os Florais de Bach podem fazer as pessoas sentirem-se mais positivas sobre o primeiro dia escolar das crianças.
Os Florais de Bach atuam como colaboradores no ajuste das 
emoções e controle do estresse infantil, no inicio da vida escolar.

Uma pesquisa feita pela comissão de vistoria dos Remédios Florais de Bach confirmou que 76% das mães e 50% dos pais admitiram que ficaram mais nervosos do que as próprias crianças no primeiro dia de aula de que seus filhos. Sabemos que o estado emocional dos pais pode causar impacto e afetar seus filhos.
Mudanças de classe, de sala e de grupo podem também deixar a criança sentindo-se deslocada ou um tanto quanto desorientada no começo; como conseqüência, sentem-se vulnerável emocionalmente. 
Felizmente os Florais de Bach podem ajudar a cuidar do bem-estar emocional e do ajustamento adequado ao novo ambiente, promovendo o equilíbrio e a serenidade emocional e física. Também podem ser usados nos pontos de pulsação do corpo, como pro exemplo, as têmporas, os pulsos e atrás da orelhas. Nunca será demais oferecer ajuda proveniente da natureza, para que as crianças se sintam equilibradas. Sintonizar com o momento presente faz com que os desafios da vida sejam mais tranqüilos e construtivos.
Veja abaixo exemplos de Florais selecionados para dar suporte e proporcionar o ajuste das emoções das crianças na fase de transição escolar.

Mimulus – para crianças tímidas, que freqüentemente não se misturam com as outras, ou que têm medo de falar claramente e num tom mais alto.
Vervain – para crianças hiperativas ou que têm dificuldade de relaxar ou acalmar-se.
Larch – para crianças que não sentem confiança em tentar coisas novas ou ir a lugares novos e diferentes.
Chicory – para crianças que são apegadas e que não querem ser deixadas sozinhas.
Walnut – para crianças que não gostam de mudanças, como começar em uma escola nova ou qualquer outra modificação em sua rotina diária.

0 Comentários:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos! Obrigada e volte sempre!