Conceito Oficial de Naturologia


"A Naturologia é um conhecimento transdisciplinar que atua em um campo igualmente transdisciplinar. Caracteriza-se por uma abordagem integral na área da saúde pela relação de interagência do ser humano consigo, com o próximo e com o meio ambiente, com o objetivo de promoção, manutenção e recuperação da saúde e da qualidade de vida." (I Fórum Conceitual de Naturologia, 11/2009 - SC)

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Cuidados Alimentares na Gestação e Amamentação


Muitas são as dúvidas alimentares durante o período da Gestação e Amamentação. Será que interfere no desenvolvimento do bebê? Sim, sem dúvida. Uma alimentação saudável faz toda diferença para se ter uma gestação também saudável. E ao contrário do que muitas mulheres ainda pensam, não deve-se "comer por dois". A alimentação saudável durante a gestação auxilia não só no ganho de peso do bebê, mas também na prevenção de algumas complicações durante a gestação, como a diabetes por exemplo.

Segue abaixo a recomendação de cuidados alimentares do "Guia Nutricional para Gestante e Lactante" com alguns comentários meus em "itálico":

- Não é aconselhável o uso de bebidas alcoólicas durante a gravidez. Refrigerantes à base de cola e bebidas com alto teor de cafeína, como café e chás escuros, devem ser reduzidos e controlados. (Eu complemento: Chás em geral devem ser controlados, utilizados sempre com orientação de um Naturólogo. Inclusive a Erva Mate utilizada no Chimarrão, tradicional bebida aqui do sul.)

- Não consumir carnes cruas (Eu complemento: ou mal cozidas, as famosas "mal-passadas". Isso também vale para peixes e frutos do mar). Observar a higiene dos alimentos e evitar locais que deixam dúvidas quanto a origem e limpeza dos produtos.

- Não ficar mais de 3 horas em jejum, nem abster-se de alguma refeição do dia. Programar as tarefas e o trabalho, tendo sempre disponibilidade para comer nos intervalos. (Eu complemento: é a regrinha do "pequenas porções mais vezes ao dia", mesmo porque a medida que a barriga cresce, o estomago fica mais 'apertadinho' e grandes porções de comida podem dar uma sensação de estufamento ou refluxo).

- Manter uma alimentação colorida, variada, incluindo fontes de fibras, como verduras e legumes, no almoço e jantar. (Eu complemento: e frutas ao longo do dia também).

- Evitar comer em excesso frituras e alimentos ricos em sódio, açúcar e gordura, como biscoitos recheados, bolos ou tortas confeitados, produtos empanados, industrializados ou de pastelaria. (Eu complemento: prefira sempre os alimentos orgânicos e integrais. Um bolo integral de frutas com açúcar mascavo é bem nutritivo, mas precisa de moderação também). Além de favorecer o ganho de peso, esses alimentos podem prejudicar a digestão que, nessa fase, tende a ser um pouco mais lenta.

- Beber água ao longo do dia e evitar sucos artificiais. Muitos desses produtos contêm excesso de açúcar, corantes e conservantes. Dar sempre preferência a sucos naturais, que são fontes de vitaminas e mineirais, tão bem-vindos nessa etapa. (Eu complemento: beber bastante água é excelente para evitar retenção de líquidos, assim como diminuir a quantidade de sal da comida. Inchaços, principalmente de membros inferiores, são nesse período e tendem a agravar a medida que a gestação evolui e a drenagem linfática ajuda, e muito, nessa fase).

- Eu complemento: O uso de adoçantes ainda é muito controverso durante a fase da Gestação e Lactação.  Há estudos que não indicam o uso de adoçantes durante este período. Somente estiver com pré-diabetes ou diabetes, consulte um Nutricionista para orientá-la da melhor maneira.

Hábitos saudáveis são sempre bem-vindos, independente da fase da vida, os benefícios sempre surgirão. Se você não tem uma alimentação saudável, que tal experimentar? Tenho certeza que depois de sentir os benefícios que os alimentos saudáveis proporcionam à sua saúde, não irá voltar para a sua antiga alimentação.
E lembre-se, as informações aqui descritas não substituem a orientação profissional.

Fonte: Guia Nutricional MDS.

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