Conceito Oficial de Naturologia


"A Naturologia é um conhecimento transdisciplinar que atua em um campo igualmente transdisciplinar. Caracteriza-se por uma abordagem integral na área da saúde pela relação de interagência do ser humano consigo, com o próximo e com o meio ambiente, com o objetivo de promoção, manutenção e recuperação da saúde e da qualidade de vida." (I Fórum Conceitual de Naturologia, 11/2009 - SC)

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Gengibre alivia dores musculares


O gengibre (Zingiber officinale) ajuda a
reduzir dores musculares, diz estudo.


Conhecido principalmente por ajudar a tratar dores de garganta, gripes e resfriados, o Gengibre (Zingiber officinale) pode ser eficaz também em amenizar dores musculares após exercícios pesados, segundo pesquisa americana recentemente publicada na revista científica Journal of Pain Results.
Avaliando cerca de 70 voluntários, pesquisadores da Universidade da Geórgia, nos EUA, descobriram que o uso de gengibre por 11 dias consecutivos pode reduzir significativamente as dores musculares induzidas por 18 exercícios. As análises mostraram que suplementos diários com dois gramas de gengibre cru ou tratado com calor podem reduzir de 23% a 25% as dores causadas pela musculação.
De acordo com os autores, a planta têm propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, e esse potencial deve ser mais explorado pela medicina tradicional. “Os custos econômicos e pessoais da dor são extremamente altos”, escreveu o pesquisador Patrick O'Connor. “Qualquer coisa que possa, realmente, amenizar esse tipo de dor (induzida por exercícios) será altamente bem vinda por muitas pessoas que sofrem dela”, concluiu o especialista.

Clique para saber mais (em inglês)

Fonte: Blog Boa Saúde

O bacana é que podemos utilizar o Gengibre em forma de tintura, fresco, pó desidratado ou óleo essencial. Pode ser aplicado em massagens (muito eficiente), alimentação, decocção, entre outros.
São diversos os benefícios do Gengibre! É digestivo, anti-inflamatório, ótimo para quem tem cefaléia ou tratamento coadjuvante a enxaqueca, entre outros.
Muito usado na Medicina Tradicional Chinesa, em sintomas de "frio" e "umidade".
Vale a pena inserir regularmente na alimentação!

0 Comentários:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos! Obrigada e volte sempre!