Conceito Oficial de Naturologia


"A Naturologia é um conhecimento transdisciplinar que atua em um campo igualmente transdisciplinar. Caracteriza-se por uma abordagem integral na área da saúde pela relação de interagência do ser humano consigo, com o próximo e com o meio ambiente, com o objetivo de promoção, manutenção e recuperação da saúde e da qualidade de vida." (I Fórum Conceitual de Naturologia, 11/2009 - SC)

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Estudos comprovam que os benefícios da Massagem vão além do Relaxamento


Não é de hoje que sabemos dos benefícios que uma boa massagem nos traz. Alívio de tensões e dores, relaxamento, melhora da circulação sanguínea e linfática, entre outros.
Mas além desses benefícios já conhecidos, sabiam que existem outros que nem ao menos imaginamos quando nos submetemos à uma massagem? A modalidade de massagem a ser realizada e os movimentos efetuados durante o procedimento é que irão definir o propósito do tratamento. Por isso é bacana procurar profissionais capacitados e que saibam efetuar diversos tipos de massagem para adequar aos objetivos do tratamento.
Gostou muito de ler notícias pela web, sempre que posso visito o site da Folha de São Paulo e ontem encontrei um artigo muito bacana sobre os benefícios da massagem que foi publicado no New York Times.
O estudo comprovou que a massagem, quando bem realizada, é benéfica para melhorar a imunidade, diminuir o estresse cotidiano, entre outros, e aumentar a quantidade da ocitocina no organismo. Mais conhecida pela sua função hormonal na mulher durante a gestação e amamentação, a ocitocina também é responsável por comportamentos generosos entre humanos, relações de amizade, fortalecimento dos laços entre mãe e filho, também é importante na promoção da confiança, amor, reconhecimento social e comportamento sexual.
Ou seja, a massagem possui, além dos benefícios físicos que já conhecemos, uma porção de benefícios emocionais e que melhoram as relaçãos sociais, no trabalho, com amigos e no ambiente famíliar. Incrível né?
Compartilho com vocês o artigo, boa leitura!
________


Uma boa massagem faz mais que apenas relaxar seus músculos? Para descobrir, pesquisadores do Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, recrutaram 53 adultos saudáveis e aleatoriamente submeteram 29 deles a uma sessão de 45 minutos de intensa massagem sueca, e os outros 24 a uma sessão de massagem leve.


Foram inseridos cateteres intravenosos em todos os participantes, para que amostras de sangue fossem colhidas imediatamente após a massagem e novamente uma hora depois.

Para sua surpresa, os pesquisadores, patrocinados pelo Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa, uma divisão do Instituto Nacional de Saúde, descobriram que uma única sessão de massagem causava alterações biológicas.

Os voluntários que receberam a massagem sueca experimentaram reduções significativas nos níveis do hormônio do estresse cortisol no sangue e saliva, e no nível de vasopressina, um hormônio que pode causar elevações de cortisol. Eles também tiveram aumento no número de linfócitos, os glóbulos brancos do sangue que fazem parte do sistema imunológico.

Os voluntários da massagem leve experimentaram elevações da ocitocina, um hormônio associado ao contentamento, maiores que no grupo da massagem sueca, e reduções mais acentuadas do hormônio adrenocorticotrófico, que estimula as glândulas adrenais a liberar cortisol.

O estudo foi publicado online em "The Journal of Alternative and Complementary Medicine".

O principal autor, Mark Hyman Rapaport, diretor de psiquiatria e neurociências comportamentais do Cedars-Sinai, afirmou que as descobertas eram "muito intrigantes e instigantes isso porque sou um cético".

Fonte: Folha SP

2 Comentários:

Uma Futura Magra disse...

Que interessante, Fernanda!
Eu adoro massagens! Receber me causa uma sensação muito prazerosa. É muito relaxante!
Não sou profissional, mas meus colegas de trabalho sempre me pedem uma massagem nas costas pois consideram que tenho "mãos boas" rs.
Está fofo o blog! Sou sua fã!
Beijocas! ( :

Athman: Naturologia, Saúde e Beleza disse...

Muito interessante esse artigo, até para podermos argumentar com nossos interagentes que fazer massagem muito dolorida não faz tão bem para a pessoa como eles imaginam... uma massagem mais suave apresenta melhores resultados neuro-fisiológicos...
Obrigada por compartilhar essa informação.

Abraços

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos! Obrigada e volte sempre!