Conceito Oficial de Naturologia


"A Naturologia é um conhecimento transdisciplinar que atua em um campo igualmente transdisciplinar. Caracteriza-se por uma abordagem integral na área da saúde pela relação de interagência do ser humano consigo, com o próximo e com o meio ambiente, com o objetivo de promoção, manutenção e recuperação da saúde e da qualidade de vida." (I Fórum Conceitual de Naturologia, 11/2009 - SC)

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Chá verde pode reduzir o risco de Câncer de cólon

Na China o Chá Verde (Camelia sinensis) é utilizado tradicionalmente na alimentação. Isso facilitou o objeto de estudo e a análise das voluntárias. Já conhecido por seus benefícios aqui no ocidente, agora mais um estudo relaciona os benefícios desta planta medicinal para a prevenção de doenças degenerativas.
Encontrei este artigo no site da EUFIC (Conselho Europeu de Informação sobre a Alimentação) e tentei traduzir da melhor forma, mas nas referências pode-se encontrar o texto original em inglês. Boa leitura!
__________

O chá verde é rico em antioxidantes polifenóis, que são conhecidos por ajudar a proteger contra o câncer e doenças cardíacas. Um estudo da China relatou associações benéficas entre o consumo regular de chá verde e o risco de câncer colorretal. A doença afeta cerca de um milhão de pessoas em todo o mundo e está ligada a maus hábitos alimentares, os baixos níveis de atividade física e ao envelhecimento da população. 
Um grupo de 70.000 mulheres chinesas com idades entre 40 e 70 anos foi acompanhado por seis anos, período em que 256 casos de câncer colorretal foram registrados. O consumo regular de chá verde foi associado com uma redução de 37% no risco de câncer colorretal. Os hábitos alimentares diários foram correlacionados então com o risco de câncer a fim identificar alimentos e bebidas potencialmente protetores.
Uma clara relação evidenciou que os benefícios foram vistos em quem consumiu mais vezes o Chá e por mais tempo ao longo dos anos. Embora o estudo centrou-se apenas em associações,  diversas pesquisas apontam para os atributos protetores significativos dos polifenóis do Chá Verde, por exemplo, epigalocatequina galato e epicatequina.


Para obter mais informações, consulte:
Yang G et al (2007) Prospective cohort study of green tea consumption and colorectal cancer risk in women. Cancer Epidemiology, Biomarkers and Prevention, Vol 16, pg 1219-1223.

Fonte: EUFIC (em inglês)

0 Comentários:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos! Obrigada e volte sempre!