Conceito Oficial de Naturologia


"A Naturologia é um conhecimento transdisciplinar que atua em um campo igualmente transdisciplinar. Caracteriza-se por uma abordagem integral na área da saúde pela relação de interagência do ser humano consigo, com o próximo e com o meio ambiente, com o objetivo de promoção, manutenção e recuperação da saúde e da qualidade de vida." (I Fórum Conceitual de Naturologia, 11/2009 - SC)

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Leites com redução de Lactose e Bebidas de Cereais


As restrições alimentares são assuntos cada vez mais comuns em artigos científicos relacionados a diversas patologias. Graças a evolução da ciência, hoje existem testes mais precisos que permitem identificar alergias ou intolerâncias alimentares de diversos grupos de alimentos.
Há estudos que demonstram relação entre alergia/intolerância alimentar ao modo de vida atual: alimentos industrializados e refinados, inserção de alimentos prematuramente a bebês e até mesmo o excesso de um tipo de alimento na alimentação, além de causas genéticas que não são descartadas, etc.
Todo mundo conhece pelo menos uma pessoa que tem algum tipo de restrição alimentar, leite e derivados, glúten, soja, açúcar, etc. Mas a boa notícia para quem precisa cuidar da alimentação é que cada vez mais restaurantes e indústrias pequenas, médias e grandes tem se preocupado em incluir alimentos especiais para quem possui algum tipo de restrição alimentar.

Encontrei uma matéria interessante sobre tipos de leite e bebidas de cereais na Revista Vida Sem Glúten e Alergias e resolvi compartilhar. Das bebidas de cereais, eu indico especialmente duas: Nativé e IsolaBio/Finestra. Inclusive são indicadas para receitas, em substituição ao leite e ficam deliciosas. Aqui no sul, na rede de supermercados Angeloni, temos uma outra marca também boa, a Alpro, que além de possuir ampla linha de bebida de soja, inclusive sem açúcar, tem uma linha de sobremesas, no estilo "chandelle". A Batavo também tem uma linha de iogurtes e sobremesas de soja que são uma ótima opção.

Para quem não pode se beneficiar da soja, alimento muito comum em substituições ao leite, existem marcas como a IsolaBio e Finestra que possuem bebidas de arroz, amêndoas, kamut, entre outros, que são igualmente deliciosos e podem também ser utilizados como substitutos de leite em receitas. Eu tenho algumas receitinhas, muito boas por sinal, de bebidas de cereais. Em um próximo momento posso publicá-las aqui.

Um abraço e boa leitura a todos.
-----

Entendendo a diferença entre alergia à proteína do leite e intolerância à lactose

A alergia à proteína do leite (como a caseína) é uma resposta imunológica do organismo, que entende essa proteína como agente estranho que precisa ser combatido, causando reações como diarréia, urticária, sintomas respiratórios (como asma) e até febre. Após a identificação da alergia por um médico qualificado, é necessário eliminar o leite e seus derivados da dieta.



A intolerância à lactose, por sua vez, é uma condição distinta, que nem sempre requer a eliminação completa do leite da dieta. A lactose é um açúcar presente no leite, que normalmente é digerido em nosso organismo por uma enzima conhecida como lactase. Algumas pessoas, no entanto, tem problemas na produção desta enzima (por exemplo uma produção em quantidades menores), e não conseguem digerir apropriadamente a lactose, que permanece no intestino onde é então fermentada por bactérias, levando à sintomas como flatulência, mal-estar e diarréia. Não há tratamento para aumentar a capacidade de produzir a enzima lactase, mas hoje em dia é possível consumir esta enzima como suplemento ou produtos nos quais a lactose já tenha sido previamente digerida.

Leites com Baixo Teor de Lactose

No Brasil, o leite com baixo teor de lactose é encontrado no mercado na forma de longa vida. Os leites com baixo teor de lactose são leites de vaca comuns, porém passam por um processo de ‘quebra’ (ou ‘digestão’) da lactose em dois outros açúcares (glicose e galactose) de mais fácil digestão, os quais podem ser consumidos por pessoas que têm intolerância à lactose (vale lembrar, porém, que estes leites não são apropriados para quem tem alergia à proteína do leite de vaca). Normalmente, os leites com baixo teor de lactose possuem cerca de 90% a menos de lactose do que o leites de vaca. A tecnologia que permite produzir leite com baixo teor de lactose já existe há algum tempo, e consiste na adição de uma enzima (por exemplo, a lactase) ao leite antes do envase. A quebra da lactose geralmente dá à este leite um sabor mais adocicado. Além disso, ele conserva os valores nutricionais originais do leite, podendo ser utilizado normalmente em receitas.



Batavo Sensy (BRF Brasil Foods)

Batavo Sensy: possui 90% menos de lactose e somente 1% de gordura.
Mais informações: SAC 0800-728-1234 e www.batavo.com.br




Betânia Lactose Reduzida


Possui 90% menos de lactose
Mais informações: www.leitebetania.com.br




Elegê Baixo Teor de Lactose (BRF Brasil Foods)

Possui apenas 1g de lactose por litro.
Mais informações: SAC 0800-51-2198 e www.elege.com.br





Zymil – Parmalat

Redução de 90% da lactose. Pode ser encontrado em três sabores: baunilha, maçã e pêssego.
Mais informações: www.parmalat.com.br



Leites a base de Cereais

Para os que não podem consumir leite (tanto intolerantes à lactose como alérgicos à proteína do leite), uma ótima (e nutritiva) opção são os leites feitos à base de cereais. Além de não possuirem colesterol (e serem naturalmente desprovidos da proteína do leite e lactose), muitos são enriquecidos também com vitaminas e cálcio.


Ades Original - Unilever

Linha de Bebidas a base de Soja, fornece 15% das necessidades diárias das vitaminas A, B12, C, D, E e Ácido Fólico e possui o Selo de Aprovação da Sociedade Brasileira de Cardiologia
Sabores:
Linha Regular : Original, Chocolate, Shake de Morango e Vitamina de Banana.
Linha Light: Original, Chocolate e Vitamina de Banana
Linha infantil Ades Nutrikids: Chocolate e Morango
Mais informações: sac@ades.com.br / Tel.: 0800-707-0044

Batavo Naturis - BRF Brasil Foods

Linha de Bebida a base de Soja da Batavo, enriquecido com cálcio
Sabores:
Batavo Naturis Soja Original 1 litro
Batavo Naturis Soja Light 1 litro
Mais informações: SAC 0800-728-1234 / www.batavo.com.br


Green Soy - Native

Bebida Orgânica, a base de Soja (Soja orgânica certificada pelo IBD).
Sabores: original e chocolate
Mais informações: www.nativealimentos.com.br / Consumidor: 0800-555689 / Cliente: 2696-6000


Sollys – Nestlé


Linha de bebidas à base de soja da Nestlé. Apresenta o selo da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia)
Mais informações: www.nestle.com.br


Soy e Soymilke - Olvebra

Soy: leite de soja da Olvebra líquido, pronto para consumo.
Sabores: versões Original, Original Light - sem açúcar e com baixas calorias – e Chocolate.

    Soymilke: Linha de Leites de Soja em pó da Olvebra. Enriquecido com 23 vitaminas e minerais e adicionado do aminoácido L-metionina. Selo de Qualidade e Confiança da ANAD – Associação Nacional de Assistência ao Diabético – pois pode ser consumido por diabéticos.
Versões e Sabores:
Destinados a crianças - Soymilke Natural, Banana, Morango e Chocolate e
Indicados para jovens e adultos - Soymilke Ômega.
Mais informações: Sac: 0800 51-4155 / www.olvebra.com.br

Supra Soy - Josapar

Bebida a base de soja enriquecida com com Ferro, Cálcio, Vitamina A, Vitamina B9 (ácido fólico) e B12.
Sabores: Tradicional, Light, Banana, Fibras, Light com fibras, Chocolate, Light Chocolate e Iogurte.
Mais informações: www.suprasoy.com.br / Sac: 0800 – 531800

Isola Bio e Finestra Cielo (Sim Alimentos)

Além das Bebidas a base de Soja mencionadas anteriormente, há também agora no Brasil leites à base de Arroz, e Quinoa, distribuídos pela Sim Alimentos.
Sabores: Arroz, Arroz com Avelã, Arroz com Amêndoas, Arroz enriquecida com Cálcio, Arroz com Coco, Arroz com Baunilha, e o Choquinoa, uma bebida de quinoa com chocolate arroz.
Mais informações: www.simalimentos.com.br / contato@simalimentos.com.br / (11) 3021-5005

Fonte: Revista Viva sem Glúten e Alergias

0 Comentários:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos! Obrigada e volte sempre!