Conceito Oficial de Naturologia


"A Naturologia é um conhecimento transdisciplinar que atua em um campo igualmente transdisciplinar. Caracteriza-se por uma abordagem integral na área da saúde pela relação de interagência do ser humano consigo, com o próximo e com o meio ambiente, com o objetivo de promoção, manutenção e recuperação da saúde e da qualidade de vida." (I Fórum Conceitual de Naturologia, 11/2009 - SC)

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Acupuntura para todos: profissão de acupunturista é aprovada em Comissão da Câmara

Acupuntura para todos

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou a regulamentação da profissão de acupunturista.

Pela proposta, qualquer profissional de nível superior da área de saúde poderá exercer a atividade, desde que tenha especialização em acupuntura reconhecida por conselhos federais.

Para entrar o vigor, o projeto ainda precisa ser apreciado por duas comissões da Câmara.

O texto, que inicialmente previa a criação e a exigência de um curso de graduação em acupuntura, autoriza a prática por técnicos que estudaram em instituições reconhecidas e por pessoas que exercem a profissão há mais de cinco anos.

De acordo com a relatora do projeto, deputada Aline Corrêa (PP-SP), a acupuntura não pode ser limitada a uma área médica, por ser uma prática da medicina tradicional chinesa.

"Declarar a acupuntura exclusivamente uma especialidade médica seria uma medida incorreta, que inviabilizaria o exercício de milhares de profissionais que vêm exercendo há anos a acupuntura com dedicação e competência, desde antes de o Conselho Federal de Medicina reconhecer a validade terapêutica do método e torná-lo especialidade", disse.

A prática da acupuntura é motivo de discórdia entre os médicos e o Ministério da Saúde. O SUS cobre esse tipo de atendimento. No ano passado, foram realizados mais de 216 mil procedimentos.

Enquanto os médicos entendem que a prática deva ser restrita a eles porque envolve um diagnóstico anterior, o ministério aceita que outros profissionais da saúde a realizem.

Fonte: Folha SP

Mas atenção: Procure profissionais com Graduação na Saúde (naturólogos, fisioterapeutas, médicos, etc..) e com Especialização (Pós-Graduação) em Acupuntura Tradicional Chinesa. Pois estes têm conhecimentos suficientes da área da saúde como anatomia, fisiologia, entre outros, que formam a base para aplicação da terapia. Profissionais que tenham boas referências e estejam aptos a trabalhar com Acupuntura e terapias afins.

0 Comentários:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos! Obrigada e volte sempre!