Conceito Oficial de Naturologia


"A Naturologia é um conhecimento transdisciplinar que atua em um campo igualmente transdisciplinar. Caracteriza-se por uma abordagem integral na área da saúde pela relação de interagência do ser humano consigo, com o próximo e com o meio ambiente, com o objetivo de promoção, manutenção e recuperação da saúde e da qualidade de vida." (I Fórum Conceitual de Naturologia, 11/2009 - SC)

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

5 de agosto, Dia Nacional da Saúde!

Podemos comemorar o Dia Nacional da Saúde não com brindes e banquetes, mas refletindo sobre a nossa própria saúde.
Será que ela está entre as nossas prioridades diárias? Nossas metas a serem alcançadas?
Porque é que não brindamos a nossa saúde todo fim do mês, assim como brindamos as metas alcançadas em nossa empresa ou nossa vida? Afinal de contas, sem ela nada poderíamos ter feito pois, sem saúde nosso organismo não tem energia para realizar nossas tarefas diárias.

Ao contrário do que a maioria pensa, ser saudável não é ser infeliz,
é sim ser ainda mais feliz devido a todos os benefícios que uma
boa saúde proporciona ao longo da vida.

Hoje é um ótimo dia para refletirmos como estamos cuidando da nossa saúde, e aplicar nossas metas e objetivos diariamente, não apenas hoje.
Você tem se alimentado bem? Quanto tempo leva para almoçar ou jantar?
Tem praticado atividade física? Sente falta de ar quando precisa subir as escadas?
Tem dormido bem? Acorda disposto a realizar todas suas tarefas diárias?
É feliz? Tem vontade e disposição para novos desafios ou cumprir os desafios diários?
Assim como outras perguntas que também possam surgir..

Por muito tempo "Saúde" foi definida como ausência de doenças, mas hoje a Organização Mundial da Saúde define "Saúde" não só ausência de doenças, mas um completo bem estar físico, mental, emocional e social.
Por isso não basta apenas não estar doente para ser saudável, SER SAUDÁVEL é muito mais amplo e merece reflexão.

Aproveite para refletir, adquirir hábitos saudáveis e ser feliz! Porque a SUA saúde depende daquilo que VOCÊ faz por ela!

----
Curiosidades sobre o dia 05 de agosto, dia Nacional da Saúde:
* O Dia Nacional da Saúde é uma homenagem ao médico Oswaldo Gonçalves Cruz que nasceu em 05 de agosto em 1872.
* Em 1903, Oswaldo Cruz foi nomeado Diretor-Geral de Saúde Pública, cargo que corresponde atualmente ao de Ministro da Saúde. Durante o tempo em que ocupou este cargo (1903-1907), combateu rigorosamente a febre amarela, a peste bubônica, e a varíola.
* Em novembro de 1904, estourou na capital, Rio de Janeiro, a Revolta da Vacina, levante popular contrário à uma medida do governo que restabelecia a obrigatoriedade da vacinação antivariólica. Apesar do governo ter derrotado os revoltosos, foi revogada a obrigatoriedade da vacinação.
* Quatro anos depois, uma violenta epidemia de varíola levou a população em massa aos postos de vacinação. O Brasil reconhecia então, o valor de seu sanitarista. Em 1913 foi eleito para Academia Brasileira de Letras. Quatro anos depois, sofrendo de insuficiência renal, morreu com apenas 44 anos de idade.

0 Comentários:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos! Obrigada e volte sempre!