Conceito Oficial de Naturologia


"A Naturologia é um conhecimento transdisciplinar que atua em um campo igualmente transdisciplinar. Caracteriza-se por uma abordagem integral na área da saúde pela relação de interagência do ser humano consigo, com o próximo e com o meio ambiente, com o objetivo de promoção, manutenção e recuperação da saúde e da qualidade de vida." (I Fórum Conceitual de Naturologia, 11/2009 - SC)

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Grão-de-bico é aliado contra a depressão

Que uma barra de chocolate ajuda a ficar menos triste todo mundo sabe. Mas é possível também combater a depressão com alimentos mais saudáveis. Entre os que têm propriedades antidepressivas está o grão-de-bico.
A leguminosa, que é a base de delícias da culinária árabes como o hommus e o falafel, é rica em triptofano, um aminoácido que estimula o corpo a fabricar serotonina. As propriedades “pró-alegria” do alimento já foram estudadas por cientistas de universidades de prestígio, como a Universidade Hebraica de Jerusalém. Segundo pesquisadores, além de estimular o humor, o alimento também aumenta a ovulação das mulheres e ajuda o desenvolvimento das crianças.

Substituto do feijão como alimento do dia-a-dia,
o grâo-de-bico possui proteínas e vitaminas
importantes para a saúde.


Receita do Hommus bi Tahine (pasta de grão-de-bico com molho de gergelim)

Ingredientes:
4 colheres (sopa) de tahine
600 gramas de grão-de-bico
Alho a gosto
1 xícara (chá) de água
Suco de 1 limão
Azeite a gosto
Sal à gosto
Hortelã para decorar

Modo de preparo
Deixe o grão-de-bico de molho durante a noite. No dia seguinte, cozinhe-o em uma panela de pressão até ficar macio. Espere esfriar e coloque-o no liquidificador, com o alho, o tahine, o limão, a água e o sal. Bata até formar uma pasta homogênea. Coloque em uma vasilha, regue com azeite e decore com folhas de hortelã. Dicas: sirva com pão sírio. Fica muito bom acompanhando uma salada verde.

Fonte: GNT

1 Comentários:

Janaína disse...

Olá, Fernanda!
Delícia o grão-de-bico! Aprendi a fazer e ficou muito bom. Eu uso até como recheio de sanduíche por saber dos benefícios.
Obrigada pela visita e comentário no Blog!
Abraço.

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos! Obrigada e volte sempre!