Conceito Oficial de Naturologia


"A Naturologia é um conhecimento transdisciplinar que atua em um campo igualmente transdisciplinar. Caracteriza-se por uma abordagem integral na área da saúde pela relação de interagência do ser humano consigo, com o próximo e com o meio ambiente, com o objetivo de promoção, manutenção e recuperação da saúde e da qualidade de vida." (I Fórum Conceitual de Naturologia, 11/2009 - SC)

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Como é que age a Terapia Floral?


Criada em 1930 na Inglaterra pelo Dr. Edward Bach, fundador do sistema Florais de Bach, a terapia floral é muito difundida no exterior, principalmente na Europa. Aqui no Brasil a Terapia Floral ainda está em crescimento. Que ela é benéfica, nos sabemos, mas muitas são as pessoas que não conhecem os Florais, um método tão natural quando eficaz para combater os males do dia-a-dia.

Por este motivo, resolvi publicar um trecho do livro "Remédios Florais da Califórnia" da Cláudia Stern, que cita algumas situações possíveis de se acontecer durante o tratamento com os florais.

Cada pessoa reagirá de uma maneira diferente durante o tratamento, por isso é tão importante o acompanhamento de um Naturólogo, pois ele saberá identificar o destino que tratamento deve seguir para que tenha sucesso.

"Não há duas terapias que se encaminhem do mesmo modo, visto que não há duas pessoas iguais. Cada desenvolvimento é diferente porque a história, o ambiente e o tempo de cada`paciente` são diferentes."

Seguem abaixo situações que podem acontecer durante a Terapia Floral:
- Pouco tempo depois de começar a tomar a fórmula, é como se a pessoa pudesse respirar mais profundamente.
- Ela passa a compreender o que acontece com ela.
- O rosto parece menos tenso. Há maior harmonia nos traços, no olhar, uma sensação de mais equilíbrio.
- A redistribuição da energia leva a pessoa, em alguns casos, a ver aumentada sua necessidade de dormir ou descansar. Isso é temporário.
- Podem ressurgir sintomas de doenças esquecidades há muito tempo. Isso também é transitório e significa que elas ainda continuavam no organismo e, que em breve, serão expulsas.
- É comum as pessoas se recordarem mais vividamente dos sonhos, o que demonstra que, havendo uma repressão menor, vão ativando positivamente as estruturas incosncientes.
- Surge uma sensação de maior força e vitalidade.
- É como se a pessoa se tornasse mais espiritual, melhor, mais carinhosa, mais alegre, mais tranquila, mais contente, com uma maior compreensão dos outros, com mais amor e empatia pelo seu ambiente.
- As pessoas ao redor desse indivíduo costumam perceber as mudanças antes mesmo que ele perceba. Dizem por exemplo: "Você está mais tranquilo", "Consegue ouvir com menos ansiedade", "Sua voz mudou", "Você está com uma aparência melhor"...
- A pessoa permite-se chorar, ou chora menos, se era esse o desequilíbrio.
- Adquire-se uma capacidade maior de auto-observação. A raiva dura menos ou a pessoa já não se zanga por coisas que não valem a pena.
- A pessoa se anima a esclarecer, com menos medo, as situações que a incomodam.
- Há uma maior capacidade de escutar, ver, entender.
- Equilibram-se as funções fisiológicas.
- As pessoas ficam mais sensíveis, buscam o verde, o campo, a tranquilidade.
- Aumenta a tolerância com relação aos outros, bem como há possibilidade de aceitar a pessoa como ela é, sem tentar transformá-la no que desejaríamos que ela fosse.
- Melhoram os distúbios físicos.
- Diminui o nervosismo
- No início do tratamento, os efeitos podem passar despercebidos para o paciente.
- Mesmo no caso de doenças graves, as flores oferecem alívio e permitem uma descarga psíquica do peso dessa enfermidade, gerando uma atitude diferente diante da situação, fazendo que ela seja considerada com maior tranquilidade de espírito e energia positiva.
- As flores produzem o alívio das tensões, mesmo na dor.
- As essências florais não agem sobre os sintomas, mas em níveis mais profundos, emocionais, com muita suavidade, sem violência nem agressividade.
- Elas permitem que a pessoa possa ir assimilando, física e emocionalmente, as mudanças.

0 Comentários:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos! Obrigada e volte sempre!