Conceito Oficial de Naturologia


"A Naturologia é um conhecimento transdisciplinar que atua em um campo igualmente transdisciplinar. Caracteriza-se por uma abordagem integral na área da saúde pela relação de interagência do ser humano consigo, com o próximo e com o meio ambiente, com o objetivo de promoção, manutenção e recuperação da saúde e da qualidade de vida." (I Fórum Conceitual de Naturologia, 11/2009 - SC)

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Café em *moderação* é liberado durante a gravidez, segundo especialistas

Para que você não consegue ficar sem o cafezinho de manhã, mas, grávida, tem medo de que esse hábito possa fazer mal para o bebê, a Associação Americana de Ginecologistas e Obstetras esclarece: uma xícara de café por dia durante a gravidez não aumenta os riscos de abordo ou parto prematuro. De acordo com os especialistas, até recentemente, não estava claro se o consumo moderado de cafeína poderia aumentar os riscos de complicações na gravidez, mas “é hora de dizer, confortavelmente, que está 'ok' tomar uma xícara de café”.

Além do café, a cafeína está presente em alguns tipos de chás
e refrigerantes e no cacau (chocolates, achocolatados, etc.)


Baseados em dois estudos recentes que acompanharam mais de mil gestantes, o College's Committee on Obstetric Practice destaca que até 200 miligramas de cafeína por dia - o equivalente a uma xícara de café, quatro de chá, cinco copos de refrigerante ou seis quadradinhos de chocolate amargo - podem ser liberados para as grávidas. Entretanto, por terem mostrado que a cafeína pode chegar ao bebê através da placenta, os estudos levantam preocupações de que o consumo excessivo possa trazer prejuízos para o feto.

De acordo com os especialistas, o parecer do comitê não é alarmista e pode ajudar as mulheres a tomarem decisões durante a gestação. “Não é questão de tudo ou nada. Enquanto algumas mulheres podem escolher cortar totalmente a cafeína durante a gravidez, outras podem se importar muito com a xícara de café diária e apenas tentar reduzir um pouco - e ambas as opções são válidas”, destacou o pesquisador David Savitz, do Centro Médico Mount Sinai, em Nova York.

Fonte: Boa Saúde

Para as mães e gestantes que possuem dúvidas sobre a cafeína durante a Gestação e Amamentação, eu aconselho a participarem do Curso de Gestantes do SESC de Jaraguá do Sul. Lá abordo este tema e outros de importância nestes períodos.
Para as mamães que não tem o costume de beber café ou chá, recomenda-se cautela.
E lembrem-se: Não há como fixar uma dose limite, pois cada pessoa tem um nível de tolerância diferente. Portanto é sempre bom consultar-se para saber qual é a sua dosagem de segurança.

0 Comentários:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos! Obrigada e volte sempre!