Conceito Oficial de Naturologia


"A Naturologia é um conhecimento transdisciplinar que atua em um campo igualmente transdisciplinar. Caracteriza-se por uma abordagem integral na área da saúde pela relação de interagência do ser humano consigo, com o próximo e com o meio ambiente, com o objetivo de promoção, manutenção e recuperação da saúde e da qualidade de vida." (I Fórum Conceitual de Naturologia, 11/2009 - SC)

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A saúde que vem do mar!


Quando imaginamos o verão logo nos vêm à mente praia, mar e sol. Que o mar é bom para divertir, refrescar e espantar o estresse todo mundo já sabe, mas poucos são os que conhecem os benefícios terapêuticos que o ambiente marinho pode trazer à saúde.

A Talassoterapia é a terapia que utiliza os elementos marinhos – água, algas, sal, brisa, areia e sol – para benefício da saúde. Na antiguidade, Gregos e Romanos já conheciam os benefícios advindos do mar que são altamente positivos principalmente em pessoas com artrite, osteoporose, reumatismo, gota, nevralgia entre outros males.

Mesmo longe do ambiente marinho, podem-se obter benefícios desta terapia, a exemplo da aplicação de máscaras faciais de algas marinhas naturais que promovem hidratação profunda e atuam na nutrição da pele, pois conservam importantes oligoelementos como Iodo, Ferro, Cálcio, Zinco, entre outros. As máscaras de algas marinhas ainda combatem a flacidez e melhoram o tônus muscular da face, minimizando sinais de expressão, rugas e sinais de acne.

Há também inúmeros benefícios na água marinha, brisa, sal marinho, areia e até mesmo no sol, porém é importante não esquecer os cuidados fundamentais à saúde: utilizar óculos de sol, bloqueador e fator de proteção solar adequados ao seu tipo de pele; evitar a exposição solar no período de 10h à 16h e também a exposição prolongada a fim de prevenir queimaduras e insolação; e hidratar seu organismo, bebendo bastante água, e sua pele com hidratantes naturais, como as algas marinhas e a babosa.

0 Comentários:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos! Obrigada e volte sempre!