Conceito Oficial de Naturologia


"A Naturologia é um conhecimento transdisciplinar que atua em um campo igualmente transdisciplinar. Caracteriza-se por uma abordagem integral na área da saúde pela relação de interagência do ser humano consigo, com o próximo e com o meio ambiente, com o objetivo de promoção, manutenção e recuperação da saúde e da qualidade de vida." (I Fórum Conceitual de Naturologia, 11/2009 - SC)

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

9 meses de Serenidade...

A sabedoria oriental da Medicina Ayurvédica torna a gravidez em um momento de calmaria e autoconhecimento, em que ocorre uma intensa troca de energia entre a mamãe e seu bebê.

Viver a gravidez com equilíbrio e tranquilidade pode ser uma tarefa complicada, considerando o ritmo estressante que a maioria de nós leva. A Medicina Ayurvédica pode fazer co0m que os nove meses passem de forma mais suave para as mamães pois seus princípios milenares permitem que elas desfrutem plenamente desse momento de conexão profunda com os filhos.

Para a Medicina Ayurvédica, estar saudável implica na harmonia dos aspectos mental, físico e emocional. A mãe e o bebê são considerados um só até o fim do período de amamentação, o que significa que a estabilidade tanto física quanto psicológica da mamãe influencia diretamente no seu filho.

"Tudo o que a mamãe sente, o pequeno filho também recebe."

A alimentação durante a gestação é fundamental. O cardápio ideal para as gestantes é rico e variado, e deve conter os seis sabores: doce, salgado, ácido, amargo, ficante e adstringente.
A variedade sacia o organismo além de reduzir os enjôos, e se durante a gestação surgir algum desejo incomum, não relute em saciá-lo pois é a vontade do bebê se manifestando.

O importante é manter uma alimentação equilibrada contendo mais legumes como cenoura, nabo, abobrinha e saladas escaldadas, assim como sopa de feijão-mungo (rico em ferro e ácido fólico) e canja de galinha (para não vegetarianas). É também indicado o consumo de trigo, aveia (desde que úmida), centeio, ervilhas frescas, brotos de feijão, lentilhas, alface, espinafre, batata, aipo, maçã, banana, figo, amêndoas e uvas.

Após o nascimento, o aleitamento é fundamental pela Medicina Ayurvédica, pois é através do leite materno que o bebê recebe a energia vital que controlará as funções de sua vida. Além do leite materno, é essencial a prática da Shantala.

Shantala é uma técnica de massagem indiana milenar, passada tradicionalmente de mãe para filha há diversas gerações na Índia. A massagem consiste em movimentos lentos e suaves, alongamentos por todo o corpo do bebê, promovendo benefícios físicos e emocionais, além de manter o vínculo entre mãe e filho.

Além de uma boa alimentação, atividade física prazeirosa, acompanhamento de obstetra e naturóloga, é preciso que a gestante sinta-se em harmonia, feliz e realizada, permitindo que desfrutem plenamente desse momento de conexão profunda entre mãe e filho.

0 Comentários:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos! Obrigada e volte sempre!