Conceito Oficial de Naturologia


"A Naturologia é um conhecimento transdisciplinar que atua em um campo igualmente transdisciplinar. Caracteriza-se por uma abordagem integral na área da saúde pela relação de interagência do ser humano consigo, com o próximo e com o meio ambiente, com o objetivo de promoção, manutenção e recuperação da saúde e da qualidade de vida." (I Fórum Conceitual de Naturologia, 11/2009 - SC)

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Um outro olhar sobre a Menopausa..

Para a maioria das mulheres, os sintomas que anunciam a chegada da menopausa são recebidos com preocupação e até mesmo tristeza. É como se a fertilidade estivesse indo embora. Do ponto de vista fisiológico, essas mudanças ocorrem de fato, já que o organismo deixa de ovular e a ausência dos hormônios provoca sintomas desconfortáveis e deixa a mulher sujeita a doenças.

Na prática, a menopausa e o climatério podem significar um novo período na vida da mulher, onde passará a ter mais tempo para si e para as coisas que gosta. A aceitação natural dessa fase de vida permitirá que a mulher se dê o direito de observar melhor seu corpo e possa dedicar a ela própria, cuidados que até então só dedicava aos outros. É uma fase rica de reconhecimento e convívio com o território do corpo e da alma.

A grande maioria das mulheres sofre apenas de sintomas suportáveis da menopausa, que podem ser reduzidos com alimentação adequada, caminhadas e atividade física, equilíbrio emocional e o uso de terapias complementares, a exemplo dos Florais, Massagens, Acupuntura e Fitoterapia que indica plantas que produzem substâncias naturais com ação semelhante ao hormônio feminino, mais conhecidas como fitohormônios.

0 Comentários:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos! Obrigada e volte sempre!