Conceito Oficial de Naturologia


"A Naturologia é um conhecimento transdisciplinar que atua em um campo igualmente transdisciplinar. Caracteriza-se por uma abordagem integral na área da saúde pela relação de interagência do ser humano consigo, com o próximo e com o meio ambiente, com o objetivo de promoção, manutenção e recuperação da saúde e da qualidade de vida." (I Fórum Conceitual de Naturologia, 11/2009 - SC)

domingo, 13 de setembro de 2009

Fitoterapia: o uso das plantas medicinais!


A Fitoterapia é uma das terapias naturais mais conhecidas e é utilizada através de chás, xaropes, tinturas, extratos, cataplasmas, banhos, entre outras modalidades.

As plantas medicinais são utilizadas desde os primórdios da civilização e sempre representaram para a humanidade um valioso recurso curativo.

Nossos ancestrais entravam em contato com os vegetais, percebiam seu valor, experimentavam seu poder, determinavam seu uso, e o conhecimento era repassado de geração em geração. Por maior identificação e interesse, alguns membros das antigas comunidades desenvolveram e aprimoraram os seus conhecimentos tornando-se referências como curandeiros, pagés, xamãs, fitoterapeutas, médicos e especialistas.

Com a vinda da escrita, iniciou-se o registro nos tratados que passaram a ser debatidos nas escolas de terapia, surgindo as comunidades terapêuticas e criando os hospitais. Os mais antigos registros de uso de plantas medicinais foram encontrados na Índia, Egito e China.

Hoje, a Fitoterapia é uma ferramenta eficaz com seu reconhecimento de cura comprovado pelo meio científico e seu uso é bastante popular entre as pessoas e profissionais da área da saúde. A idéia de que as plantas medicinais não contém contra-indicações é errada, e é fundamental o acompanhamento de um profissional qualificado para alertar sobre uso correto, indicações, contra-indicações e reações.

A indicação de um fitoterápico deve ser cuidadosa, respeitando a saúde do indivíduo e selecionando a planta ou erva mais adequada para a situação. Só com um tratamento adequado é que podemos nos beneficiar das plantas medicinais de forma saudável, atingindo nosso bem-estar integral.

0 Comentários:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos! Obrigada e volte sempre!