Conceito Oficial de Naturologia


"A Naturologia é um conhecimento transdisciplinar que atua em um campo igualmente transdisciplinar. Caracteriza-se por uma abordagem integral na área da saúde pela relação de interagência do ser humano consigo, com o próximo e com o meio ambiente, com o objetivo de promoção, manutenção e recuperação da saúde e da qualidade de vida." (I Fórum Conceitual de Naturologia, 11/2009 - SC)

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Alimentação: Qualidade para a saúde integral!


A saúde integral contempla não só a ausência de doenças, mas o bem-estar integral do indivíduo. Chamamos de saúde integral porque considera todos os aspectos do ser humano, o físico, emocional, mental e energético.

Além das terapias que atuam como ferramenta para atingir esse bem-estar é essencial ao indivíduo a educação de novos hábitos saudáveis de vida como atividade física, sono regular, espiritualidade e também alimentação saudável.

Quando falamos em alimentação do ponto de vista da Naturologia, nos direcionamos à uma dieta qualitativa em que os alimentos possual qualidades nutricionais e também possibilitem a prevenção e o tratamento de doenças, como os alimentos funcionais.

Alimentos funcionais são, de acordo com o Comitê de Alimentos e Nutrição do IOM, qualquer alimento ou ingrediente que possa proporcionar um benefício à saúde, além dos nutrientes tradicionais (proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais) que ele contém. Inúmeras pesquisas estão sendo desenvolvidas para comprovar os benefícios de certos alimentos à saúde do ser humano como, por exemplo, o tomate que é rico em uma substância chamada "licopeno" que previne em até 50% do câncer de próstata.

De uma maneira geral, procure introduzir alimentos integrais (aqueles que n"ao passaram pelo processo de refinamento, mantendo a integridade dos nutrientes) e os orgânicos (aqueles cultivados - vegetais - ou criados - animais - sem o uso de fertilizantes, agrotóxicos e antibióticos de origem químico-sintética, hormônios e produtos transgênicos).

0 Comentários:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos! Obrigada e volte sempre!